A documentação de TI é uma parte importante na continuidade dos negócios e para manter o controle patrimonial, financeiro e estratégico da sua empresa, trata-se de um documento que abrange todas as informações pertinentes ao ambiente de tecnologia da sua empresa.
Com este documento em mãos, qualquer profissional de TI sem conhecimento prévio da sua empresa poderá compreender os recursos existentes e assumir a gestão dos mesmos, deixando os gestores da empresa mais seguros em uma eventual substituição da equipe de TI ou auditoria externa.
Algumas das informações cruciais que devem estar claramente documentadas são:
Servidores: Garantia, softwares instalados, credenciais de acesso e plano de backup
Internet: Detalhes dos links de conexão, como velocidade, provedor e prazo de contrato
Sistemas em nuvem: Acesso aos serviços contratados e suas especificações, servidor de e-mail, lista de endereços de e-mail
Inventário de Rede Relação de equipamentos da rede local, como firewall, roteadores, switches, endereços e lista de IP
Inventário de Hardware: Relação de equipamentos, componentes, configurações, monitores, números de série, garantia
Inventário de Software: Relação de softwares, números de série de instalação, licenciamento, equipamento instalado